sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ontem os aniversários....

Ontem o meu pai fez 60 anos...ontem a abertura da Barra também celebrou os 200 anos. Juntei os dois aniversariantes.
Para quem não sabe, fez ontem as 19h 200 anos que abriram a ligação da Ria de Aveiro ao Mar....houve inauguração de um painel de azulejos alusivo a efeméride...e... a Ronca, a famosa ronca tocou de novo. Eu, como sempre, em cima da hora apressei-me, com o meu pai a ir ouvir a ronca, que devia roncar as 19h em ponto, conforme me tinha garantido um bom informador nestas questões do mar e da terra....entretanto atraquei o meu carro na barra eram 18h58, pensei: "right on time! Até parece mentira que chegámos a tempo!"
Esperámos 5 minutos e a ronca.....nada......o tempo convidava a um mergulho marítimo, ainda pensei ver algum magnífico* em mergulhos primaveris, mas não....

mais 5 minutos e eu só pensava: a ronca deu bronca, e se rima deve ser verdade....enfim..... mais 5 minutos e sai disparada uma Fragata ria afora aos tiros, em direcção ao mar, em celebrações ruidosas e a uma velocidade doida.... e a ronca?.... ainda tentei falar com o informador de confiança, mas não estava ao serviço nesse intante, então foi mesmo uma transeunte que me informou que a ronca tinha roncado sim sr, à questão de 20 minutos....a ronca afinal não tinha dado bronca, adiantou-se 5 minutos....o suficiente para não a ouvirmos. Eu gosto muito da ronca, tinha saudades dela, daquele som que se entranha com o nevoeiro, tal sereia ao contrário, que o que quer é salvar os marinheiros com o seu canto avasalador. Continuo com saudades da ronca.....e diz-me o meu pai...."pode ser que daqui a 200 anos tenhamos mais sorte...." *os magníficos - assim se intitula o grupo chefiado por Atita, que no primeiro dia de cada ano dá o célebre primeiro banho do ano, na Praia da Barra.

2 comentários:

Vânia disse...

Gostei desta história ;)
Gostei muito dos teus trabalhos novos: bonitos e perfeitos, parabéns!!!

Beijinho

paulita mulher metálica disse...

obrigada, amiga metaleira!! ;)